Os eleitores podem se dirigir aos cartórios eleitorais das 1ª e 5ª zonas eleitorais, na capital, ou na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) para pegar a chamada “colinha de votação”.
Com ela, o cidadão poderá anotar os números dos candidatos em que irá votar nas eleições municipais de 2016. No interior, a cola será disponibilizada pelos chefes de equipe a partir de quarta-feira (28).
Foram produzidas 50 mil colas que serão distribuídas gratuitamente para a população.
Neste pleito, a ordem de votação na urna eletrônica será a seguinte: vereador e prefeito.
A Justiça Eleitoral alerta que é importante o eleitor anotar antecipadamente o número de seus candidatos para evitar erros e demora no dia 2 de outubro.
A cola de votação é um instrumento fundamental para agilizar e facilitar a votação eletrônica. Basta o eleitor levar a colinha no dia da eleição e digitar na urna os números dos candidatos escolhidos.
Na análise do presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, a cola é um procedimento antigo utilizado pela Justiça Eleitoral que facilita a vida do eleitor no dia da eleição, porque ele pode anotar o número dos candidatos na ordem de votação e digitar na urna.
“O único lugar que incentivamos o uso da cola é no dia da eleição, pois não pode nem na escola nem na faculdade. Quem não tiver a cola oficial da Justiça Eleitoral, pode anotar em qualquer papel ou no santinho do candidato, desde que não se transforme em propaganda eleitoral. Guarde na carteira ou no bolso, discretamente. Leve sua colinha para não esquecer o número de seus candidatos, pois com certeza vai agilizar o tempo de votação e o fluxo será bem mais rápido”, ressaltou.